Vittacor - Excelência em Cardiologia

Seg - Qui das 7:00 às 18:30 | Sex das 7:00 às 17:30

Responsável Técnico: Rogério Carregoza Dantas - CRM/SC 11273

Exames

Filtrar por Objetivo:

Teste Ergométrico

Exame cardiológico mais utilizado no mundo inteiro após o eletrocardiograma de repouso. Na verdade trata-se de um eletrocardiograma convencional avaliado no esforço. Associa-se à análise do traçado eletrocardiográfico uma análise clínica funcional do esforço. As indicações para realização do TE são, dentre outras, investigação de sintomas que sugiram isquemia miocárdica ( risco de infarto ) e de sintomas que sejam desencadeados pelo esforço.



MAPA 24h

A pressão arterial (PA) varia em virtude da interação de fatores neuro-humorais, comportamentais e ambientais .


Existe uma variação contínua da PA batimento a batimento, de acordo com as atividades do indivíduo, e em hipertensos, essa variabilidade apresenta maior amplitude do que em normotensos e está relacionada a pior prognóstico.


Durante o período de vigília, esses valores são maiores do que os obtidos durante o sono. Entre outras, essas são razões para a necessidade de obtenção de medidas da PA por meio de outros métodos capazes de abstrair esses erros e criar condições que propiciem uma medida de pressão arterial que reflita, com segurança e fidelidade, o seu real comportamento.


MAPA é o método que permite o registro indireto e intermitente da PA durante 24 horas, ou mais, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono, o que lhe confere uma maior precisão no diagnóstico e monitorização terapeutica da Hipertensão Arterial Sistemica quando comparada com a avaliação isolada da pressão arterial no consultório médico.


A MAPA faz parte do fluxograma para diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS).



PREPARO


- Realizar a MAPA, preferencialmente, em dia representativo das atividades habituais;


- Vestir camisa de manga larga para não limitar o movimento dos braços; as mulheres devem evitar o uso de vestido;


- Fazer uso das medicações ou suspendê-las de acordo com a orientação do médico solicitante


- Evitar a execução de exercício físico nas 24 horas que precedem o exame caso não o pratiquem regularmente;


- Trazer lista de medicamentos em uso com doses e horários da prescrição;


- Tomar banho antes do exame, pois não será permitido fazê-lo durante o procedimento;


- O monitor será fixado na cintura por meio de um cinto;


- O braço deve ficar imóvel e relaxado ao longo do corpo durante as medidas;


- Pode-se reajustar o manguito ao longo do dia e a sugere-se a colocação do monitor sob o travesseiro durante o período de sono;


- Procurar não se deitar sobre o braço que está com o manguito instalado;


- O preenchimento correto do diário é de suma importância;



Eletrocardiograma

O eletrocardiograma (ECG) de repouso recebe várias denominações: ECG basal, ECG de superfície, ECG convencional ou, simplesmente, eletrocardiograma. Trata-se de exame não invasivo, de baixo custo e de realização rápida e fácil. Apesar de inúmeras inovações tecnológicas que vêm sendo incorporadas na prática da medicina cardiovascular, o ECG permanece como o recurso diagnóstico mais amplamente utilizado na avaliação dos distúrbios do ritmo cardíaco.


Esse exame, através do registro da atividade elétrica do coração, pode também prover informações sobre o diagnóstico de problemas estruturais cardíacos, isquemia miocárdica, distúrbios eletrofisiológicos do miocárdio, pericardiopatias, posicionamento do coração, estimulação cardíaca artificial, alterações metabólicas e eletrolíticas sistêmicas, além


de documentação de influências autonômicas e farmacológicas (tóxicas ou terapêuticas).


O traçado eletrocardiográfico tem uma representação gráfica, em que é possível distinguir diferentes configurações morfológicas e do ritmo cardíaco.



Ecocolordoppler de Carótidas e Vertebrais

A maioria dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) é isquêmica, sendo os hemorrágicos responsáveis por apenas cerca de 20% dos casos. Entre os AVC isquêmicos, a etiologia predominante é a aterosclerose das artérias carótidas,ou seja, obstrução dos vasos por placas de gordura a passagem de fluxo de sangue para o cérebro.


O Ecocolordoppler é um estudo completo da circulação cerebral extracraniana através da análise de imagens ultrassonográficas de alta resolução das paredes dos vasos e seu interior. O mapeamento de fluxo a cores e o doppler revelam detalhes sobre o fluxo de passagem do sangue no interior dos vasos identificando pontos aumento de velocidade ou mesmo de obstrução.


Entre algumas indicações para realização do Ecocolordoppler de Carótidas e Vertebrais estâo:


- AVC


- Ataque Isquêmico Transitório


- Pré-operatório de Cirurgia Cardíaca


- Investigação de Desmaios e Tonturas


- Medida da espessura da parede carotídea em pacientes com fator de risco para doença aterosclerótica (HAS, DM, Dislipidemia, Obesidade Tabagismo)