Vittacor - Excelência em Cardiologia

Seg - Qui das 7:00 às 18:30 | Sex das 7:00 às 17:30

Responsável Técnico: Rogério Carregoza Dantas - CRM/SC 11273

Exames

Filtrar por Objetivo:

Ecocardiograma Fetal

O Ecocardiograma fetal é exame ultrassonográfico que estuda detalhadamente a anatomia cardíaca e dos vasos do feto.

Não há prejuízo à saude fetal ou da gestação. Não aumenta os risco de abortamento

O exame é simples, não exige preparo algum (bexiga cheia ou jejum) e é realizado por uma cardiologia pediátrica e dura em média cerca de 15 minutos, podendo se extender caso seja encontrada alguma alteração ou no caso de alguma dificuldade técnica (posição fetal não-favorável, aumento de tecido adiposo abdominal)

Qualquer gestante portadora de requisição médica pode ser submetida a ecocardiografia fetal. Idealmente entre 18 e 32 semanas de gestação.

Alguns médicos já solicitam este exame como rotina, complementando o US morfológico, porém essa não é a regra. A maioria dos médicos assistentes indica a realização do exame frente a algumas doenças maternas como Diabetes, Hipertensão Arterial, Lupus, idade avançada ou diante de alguma alteração fetal em US de rotina (translucência nucal aumentada, malformações não-cardíacas, fetos sindrômicos suspeitos)

O exame pode ser acompanhado por um adulto e até uma criança que consiga permanecer em silêncio. Não são permitidos aparelhos eletrônicos ligados dentro da sala de exame.