Vittacor - Excelência em Cardiologia

Seg - Qui das 7:00 às 18:30 | Sex das 7:00 às 17:30

Responsável Técnico: Rogério Carregoza Dantas - CRM/SC 11273

Blog

14 nov

Hábitos saudáveis são um recurso contra a Dislipidemia

A dislipidemia é uma desordem de etiologia multifatorial e muito prevalente na população geral, que consiste na alteração dos níveis de colesterol (e suas frações) e triglicerídeos no sangue.

Ela está associada à aterosclerose; doença que causa deposição de gordura gerando entupimento das artérias do corpo, responsável por eventos como infarto do coração e acidente vascular cerebral; dentre outros.

Na maioria das vezes a dislipidemia é assintomática, ou seja, o indivíduo portador de dislipidemia não apresenta sintomas, sendo ela diagnosticada por exames laboratoriais. Pode haver também alterações clínicas dependendo do tipo e estágio da doença; além de lesões específicas em órgãos alvo.

O tratamento da dislipidemia é individualizado, conforme a avaliação médica. Dentre as medidas gerais estão a adoção de uma alimentação saudável e prática regular de atividade física. Após a avaliação do risco cardiovascular do indivíduo, pode ser necessária a associação do tratamento medicamentoso, visando a prevenção de eventos cardiovasculares futuros associados à aterosclerose, dentre outras complicações.

← Voltar para listagem